quarta-feira, 16 de julho de 2014

Bingo do Alfabeto Divertido


Autoria: Ana Raquel Rocha, Rosana Santos e Milena Mayara Silva (Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, 2014)

Finalidade do Jogo: Ganha o jogo quem conseguir completar toda a tabela, fazendo o sinal de aplausos em LIBRAS.

Participantes: 10 a 15 participantes, sendo um deles o sorteador.

Peças do jogo:
- 15 cartelas diferentes contendo letras diferentes do alfabeto manual;
- Botões para marcação;
- Fichas de letras do alfabeto latino.

Regras do jogo:

- Cada jogador receberá uma cartela contendo seis figuras de letras do alfabeto manual em LIBRAS;

- O sorteador sorteará uma ficha com uma letra do alfabeto latino;

- Os jogadores deverão procurar em sua cartela a letra correspondente à letra chamada, marcando-o, caso tenha, com um botão;

- Ganha o jogo quem completar toda a cartela, porém para que seja o vencedor é necessário que o jogador faça o sinal de aplausos em LIBRAS;


- Após a vitória de um jogador inicia-se uma nova rodada.

Orientações didáticas

Objetivos didáticos do jogo:
- Conhecer e familiarizar-se tanto com as letras do Alfabeto Latino quanto com o Alfabeto Manual da Língua Brasileira de Sinais, tendo em vista o processo de Alfabetização.

Público-alvo:
- Alunos em processo de alfabetização.

Estratégias de encaminhamento da atividade:
            O (re)conhecimento das letras do alfabeto manual e latino é de suma importância para crianças tanto surdas quanto ouvintes, uma vez que está em jogo o processo de alfabetização. Para as crianças ouvintes, este conhecimento aparece como essencial para a compreensão da lógica do sistema de escrita alfabética e apreensão das correspondências grafofônicas. Já para a criança surda isto aparece como maneira de identificar letras da Língua Portuguesa, considerada como sua segunda língua, visto que durante o processo de alfabetização precisará identificar as palavras. Diante disso, o jogo apresentado é visto como uma estratégia de ensino que possibilita a aprendizagem de maneira lúdica e eficaz, numa perspectiva inclusiva.
            Antes de iniciar o jogo é importante que a professora comunique as instruções para as crianças, tirando-lhes dúvidas e orientando a escolha do sorteador a cada final de partida. Também é necessário distribuir as cartelas e os marcadores aos participantes previamente.

Desdobramentos do Jogo:

            O jogo também poderá ser jogado em dupla, no caso de haver grande quantitativo de alunos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário